Notícias

Transforme suas garrafas em um jardim suspenso. Entenda como!

23 de julho de 2020

As garrafas pets já fazem parte da rotina de algumas pessoas, mas o que pouca gente sabe é que elas podem ser reaproveitadas de forma simples e criativa. Como forma de ajudar a natureza e ainda dar uma repaginada na decoração da casa, os jardins suspensos estão em alta e podem ser feitos com as suas garrafas de Água Pedra Azul.

Quem conta com pouco espaço em casa ou no apartamento ou só quer mesmo optar por uma maneira diferente de cultivar as plantas, pode apostar nos jardins suspensos. Práticos, eles servem tanto para o cultivo de plantas, como o de flores. A primeira regra para começar o plantio, no entanto, é não optar por espécies que tenham raízes grandes e pesadas, já que elas não terão muito espaço para se desenvolver como deveriam.

Para o jardim suspenso, estão entre as opções de plantas: Antúrio, Barba-de-serpente, Bromélia, Dinheiro-em-penca, Flor-batom, Flor-de-maio e Samambaia. Essas são espécies mais frágeis e que se dão melhor com o contato indireto com o sol, sendo chamadas de meia sombra. Há ainda plantas mais resistentes ao vento e que precisam de uma maior incidência de luz solar, sendo conhecidas como sol pleno. São o caso da Barba-de-serpente, Colar-de-pérolas, Flor-canhota, Hera-inglesa, Jibóia e a Lambari-roxo.

Mãos à obra

Agora que você já escolheu as espécies que pretende plantar, é hora de reunir os materiais e colocar a mão na massa.

Defina o local em que o jardim será posto: para que você tenha plantas bonitas, é preciso verificar a incidência de sol e sombra e também a possibilidade de os ventos e a chuva atingir o local. É importante também ter uma noção do espaço disponível para saber a quantidade de material que será gasto.

Material necessário: para produzir o jardim será preciso separar as garrafas pet, limpas e vazias, na quantidade necessária para a montagem do jardim suspenso, arame ou barbante, corda de varal, tesoura, faca ou outro objeto cortante, cordoalha, arruelas (para quem optar por usar arames ou cordoalha), terra e mudas do que será plantado.

As garrafas: elas devem ser cortadas igualmente, deixando um espaço de três dedos entre o fundo da mesma e o início do corte. Já na parte superior da garrafa, conte um palmo da ponta da até o início do corte. É ideal que todas elas tenham a mesma referência para o corte, já que assim elas se mantém simétricas quando penduradas. Em apenas um lado da garrafa, o corte deve ser feito como se fosse uma janela.

Faça dois furos próximos à abertura na garrafa pet na parte superior e inferior. São nesses furos que a corda de sustentação vai passar, por isso é preciso ter atenção quando fizer os furos, para que todos estejam na mesma distância.

É válido lembrar que a parte inferior das garrafas deve ter um furo para eliminar o excesso de água de quando você for regar as plantas.

Aproveite seu novo jardim e cuide muito bem das suas plantinhas. Sem esquecer de sempre descartar suas garrafinhas de Água Pedra Azul no local correto, é claro!

RETORNAR