Notícias

Por que ninguém deve beber água da torneira

23 de julho de 2020

Que beber água é fundamental para o nosso organismo todo mundo sabe, mas qualquer água limpa é boa o suficiente para beber? A água que chega na torneira da sua casa é própria para o consumo?

Bom, em muitos estados do Brasil, a água tratada pelas companhias de saneamento são consideradas próprias para o consumo, isto é, para cozinhar e para a ingestão direta. Ainda assim, se você bebe água direto da torneira, sem qualquer procedimento de purificação, você pode estar arriscando a sua saúde. Veja por que.

Sem gosto, sem cor e sem cheiro: pode beber?

Até metade do século passado, a qualidade da água para o consumo era avaliada com base no senso comum. Bastava ela se apresentar límpida, agradável ao paladar e sem cheiro desagradável para ser considerada potável. No entanto, hoje sabemos que essas características não são suficientes para garantir que a água esteja própria para beber, uma vez que existem muitos microorganismos e substâncias invisíveis a olho nu e que podem causar muitos danos à saúde.

Algumas substâncias nocivas presentes na água que parece “limpinha” são:

> o arsênico, considerado uma substância cancerígena;

> as VOCs (compostos orgânicos voláteis), que pode causar dores de cabeça, alergia na pele, irritação nos olhos, nariz e garganta, falta de ar, fadiga, tontura e falta de memória;

> fluoreto ou flúor, cujo consumo em excesso pode contribuir para o desenvolvimento de problemas de saúde;

> metais pesados, que são tóxicos e se acumulam no nosso organismo causando prejuízos;

> alumínio, o qual é associado a desordens nos sistemas nervoso e gastro-intestinal;

> cloro, que é tóxico quando consumido em grandes quantidades;

> e remédios – pois é! – que são difíceis de retirar da água durante o tratamento e provocam danos ao nosso organismo. Principalmente, em casos de alergia.

Instalações hidráulicas podem contaminar água da torneira

O caminho até chegar na sua casa é longo e muitos problemas podem ser encontrados até lá. O Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) aponta para os vazamentos nas instalações hidráulicas das companhias de saneamento. Esses vazamentos comprometem a qualidade da água, além de, é claro, gerar desperdício.

Outro problema também são tubulações antigas compostas por materiais nocivos à saúde, por exemplo, o chumbo, que danifica o desenvolvimento cerebrais de crianças, afeta os ossos e se acumula no organismo durante muito tempo, além de outros malefícios que só se manifestam depois de anos.

Também podemos encontrar lodo e acúmulo de bactérias nas tubulações. Às vezes, até mesmo a sua caixa d?água pode ser fonte de contaminação da água, por isso é importante limpá-las de seis em seis meses.

Vírus e bactérias na água podem causar diarreia e vômito

Apesar de todos os procedimentos feitos visando a potabilidade da água, ainda é possível encontrar microorganismos que causam mal à saúde a longo e curto prazo nela. São o caso das bactérias, como a Salmonela, dos vírus, como o da Hepatite A, e outros parasitas, como as amebas.

Para evitar essas contaminações, sejam por agentes patógenos ou químicos, a melhor opção é beber somente água filtrada ou envasada. E, de forma alguma, beba água se ela tiver a aparência e cor estranhas, ou se sentir um cheiro ou gosto estranho!

RETORNAR