Notícias

Ensinar o consumo consciente de água só traz benefícios para as crianças

23 de julho de 2020

As crianças são o futuro e por isso devemos começar por elas. Educá-las para uma vida de consciência ambiental, pensando na natureza e mantendo um consumo responsável de água é a porta de entrada para um mundo de impactos positivos e menos riscos de escassez de água.

A água é um item essencial para a sobrevivência humana e isso faz com que esse recurso natural seja consumido diariamente. Já imaginou a sua vida sem ela? Para que isso não ocorra, economizá-la é um passo fundamental e deve ser dado desde o início da vida, afinal, são as crianças de hoje quem mais irão sentir as consequências do desperdício no futuro.

Atualmente, o consumo de água no Brasil é maior do que o indicado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU). Gastamos 185 litros por dia, quando o ideal seria 110. Essa diferença, com o passar dos anos, pode trazer grandes danos para a população, o que reforça ainda mais a necessidade de começarmos a frear o consumo exagerado de água e também o desperdício.

A educadora ambiental Adriana Cecato Plazzi explica que a melhor forma de ensinar consciência ambiental e um consumo adequado para as crianças é o exemplo. ?A melhor forma de ensinar a criança é a partir do exemplo, tanto dentro de casa quanto na escola. A criança que vê a mãe jogando o lixo na lixeira, os pais ou os mais velhos, ela automaticamente vai criar isso como um hábito para ela?, revela. A psicóloga Gisele Caldas reforça a ideia de exemplo e utilize da conversa para conseguir estabelecer uma abertura por parte da criança, fazendo com que o ensino seja algo natural e sem qualquer imposição.

Outro fator que faz toda a diferença, como destaca a educadora, é fazer com que a criança se sinta um cidadão planetário, ou seja, parte do todo, com a sensação de pertencimento ao mundo ao qual habita. Ela pontua ainda que a escola pode até fazer esse papel e promover ações de educação nesse sentido, mas é o exemplo dos adultos e de pessoas próximas quem mais vai impactar na vida dos pequeninos.

Economize!

Economizar ainda é a melhor forma de fazer a sua parte para o futuro e preservar a natureza. Para isso, Adriana garante que ter uma consciência ambiental desde cedo trará diversos impactos positivos. Ela relata também que as crianças podem aprender a partir de pequenos atos como jogar o lixo em local apropriado, lavar louças ou até mesmo fechar a torneira para escovar os dentes.

Indo além, o consumo consciente também deve ser difundindo entre as gerações presentes, não apenas para as que estão vindo agora. É preciso que os adultos colaborem e principalmente: tenham o espírito de coletividade. Para a educadora, se todos tiverem uma consciência ambiental e praticarem um consumo responsável, os resultados para o meio ambiente seriam muito positivos.

Para quem não sabe por onde começar, além dos exemplos, a dica que nós da Água Pedra Azul damos são as brincadeiras. Brincar de quem diminui o tempo que gasta no banho, ser o detetive do gasto de água entre a família, etc. Mas vale lembrar: nada deve ser forçado, o ensinamento deve ser natural e divertido.

RETORNAR