Notícias

A partir de quantos meses devo dar água para o meu bebê?

23 de julho de 2020

Essa é a dúvida de muitas mães e também pode ser a sua. Entender primeiramente que as necessidades de um recém-nascido são bem diferentes da de um adulto é fundamental e o que pode ser bom para nós, nem tanto para eles.

Quando devo começar a dar água para o meu bebê?

A pediatra, dra. Lívia Borgo Peter, esclarece que, ?um bebê pequenininho em geral não necessita de água, sendo o leite materno suficiente para suprir todas as necessidades da criança?. A maioria dos pediatras é unânime em dizer que, até os seis primeiros meses de vida, não deve ser oferecido água ao recém-nascido.

Em dias mais quentes, o bebê necessitará se amamentar mais do que o comum, e por isso, a mãe deve estar bem hidratada, ingerindo bastante água ao longo do dia e ter cuidado com a própria alimentação.

Qual a quantidade ideal?

A água só é indicada quando a alimentação não é exclusiva do leite materno. Como o estômago do bebê é muito pequeno, é fundamental que se respeite a quantidade indicada pelo médico, pois a quantidade é indicada de acordo com o peso da criança.

Após os seis meses, quando bebê começa a ingerir alimentos fora o leite, chega a fase ideal para inserir a água na dieta da criança. Devemos nos atentar que, em dias quentes, se faz necessário oferecer mais água para a criança do que o normal.

Que tipo de água posso dar?

Preferencialmente mineral de uma marca da sua confiança, filtrada, fervida e resfriada. Nos casos em que o bebê toma fórmula, a opinião médica se diverge um pouco. Há quem acredite que a água misturada a fórmula já é suficiente. Outros pediatras, no entanto, defendem que a presença de sódio na mistura torna necessária a ingestão de uma quantidade maior de água.

Em quais momentos?

Após as refeições e em pequenos goles, devido ao fato da água trazer a sensação de saciedade, podendo prejudicar a amamentação quando dada em maior quantidade ou de maneira arbitrária.

?É importante observar no xixi da criança se a mesma está devidamente hidratada?, assegura a dra. Lívia. ?Se o xixi for claro e a frequência for de pelo menos seis vezes ao dia, é sinal de que a criança está devidamente hidratada?.

Evite dar água para o bebê antes de dormir, pois pode prejudicar a digestão. Até mesmo em adultos, o excesso da ingestão de líquidos logo após as refeições costuma prejudicar a digestão.

Dias quentes

Nos dias mais quentes, é importante que os pais fiquem atentos ao consumo de água e outros líquidos pela criança, pois nesses dias, é muito comum os casos de desidratação. Também se deve monitorar sua temperatura corporal, e nos casos em que ela vir a apresentar febre, a ingestão de água deve ser ainda maior.

RETORNAR